LSD, sonhos e o uncanny

Cover

Lovely Sweet Dream Lysergic acid diethylamide in Laughter, the Spiritual Dream in Lunacy, the Savage Dream in Leisure, the Sonorous Dream in Life, the Sensuous Dream in Logic, the Symbolic Dream in Linking, the Sapient Dream in Limbo, the Silent Dream

A parte LSD de LSD Dream Emulator tem muitos nomes e significados, mas uma coisa é certa – não importa se isso é um sonho, uma viagem ou um pesadelo, porque se sabe que está entrando em um mundo bem diferente. Esse mundo foi criado Osamu Sato usando o diário de sonhos de Hiroko Nishikawa (que foi lançado junto com o jogo) no cult clássico de PSX em 1998.

Estamos acordados sobre o efeito de drogas ou dormindo e caminhando no nosso subconsciente?  Estamos procurando satisfação ou enfrentando nossos medos? Tanto de Freud como Jung podem ser colocados como base nesse caso, mas uma vertente de Freud que chama mais atenção do que os próprios sonhos, é o uncanny (Inquietante).

Apesar de estar em um sonho, poucas imagens dentro do mesmo são abstratas, com exceção de alguns momentos. Você acaba viajando para lugares comuns como um parque de diversão, um prédio, uma cidade. Entretanto todos esses aparentam algo de errado neles, mesmo não aparentando ao primeiro olhar.

Essa sensação é o que traz o uncanny. Estar ali é desconfortável, não só pelo todo, mas por suas pequenas partes também, os sons dos lugares e suas entidades – até o som do seu próprio passo é algo que traz algo de ruim à tona.

lsd1

Não é só desconforto, mas terror em certos casos. Esse mesmo é causado principalmente por sons e sua incapacidade de ver todo o seu espaço de uma vez, por ter uma visão limitada pela câmera, que é primeira pessoa e faz com que seja impossível ver o que está vindo por trás, a não ser pelo som, e tudo faz som e sempre é algum som ruim. Isso é ainda amplificado pela movimentação lenta do personagem, que apesar de ter uma corrida, ela faz com que seja quase impossível de desviar de obstáculos.

Não só o todo sempre é um pouco desarmônico do que deveria ser, como pode ficar realmente pitoresco. Nesse mundo tudo que você tocar irá te levar para algum lugar, algumas coisas levam para lugares fixos outras podem te jogar em qualquer parte do mundo, e não acaba por aí, tudo pode ser diferente do que era na última vez que foi a esse lugar.

O jogo tem quatro tipos de texturas para todos os mapas que são acompanhadas de um som mais sinistro quando acontece.  Essas mudanças podem variar, como por exemplo todas as paredes agora vão ter o kanji (escrita japonesa) para “parede”, tornando qualquer lugar em uma estrutura de palavras. Assim como também estátuas podem ganhar olhos que deixam tudo que era ruim, pior.

lsd3

Esses sonhos continuam por um bom tempo até que o jogo acabe. Seu objetivo é alcançar 365 dias de sonho, sendo que um dia passa toda vez que um sonho acaba, seja com você morrendo dentro daquele sonho ou simplesmente acordando. Fora isso, existe maneiras de liberar vídeos em formato FMV ao longo do jogo, dependendo de com o que você interagiu naquele sonho em particular. Eles são vídeos de coisas do dia-a-dia como uma volta pelo mercado ou pombos voando.

LSD Dream Emulator sem dúvidas é uma experiência diferente de tudo que você vê por aí, é um jogo que tenta emular um dos fatores mais básicos do ser humano, seus sonhos- Ou talvez ele queira emular a sensação de estar sobre o efeito de drogas? Quem sabe quer ser apenas uma experiência diferente. Isso cada um tem que descobrir por si mesmo, mas a única certeza que fica é a que você não deve continuar sem experimentar. Não quero voltar, não por ser ruim, mas por fazer bem demais o que quer fazer: me deixar louco.

Para mais informações sobre tudo do jogo recomendo o seguinte Tubmlr

Anúncios