Um pitaco sobre animação: Introdução ao Sakuga

1354074493278

Dentro do nicho que é animações japonesas existem muitos outros pequenos nichos, como o de dublagem, de direção, o musical e é claro o da animação em si. Dentro desse de animação existe algo que é considerado sua nata, e isso é o sakuga. Sakuga é um momento na animação onde claramente mais “esforço” foi colocado, um exemplo disso são as aberturas, que mesmo que o show não parece espetacular, a abertura tem um trato melhor, isso é sakuga.

Isso leva os fãs de animação como animação a admirarem certos animadores (aqueles que fazem os key-frames) e certos sakugas até mais que as outras partes da obra. Isso leva a saberem nomes de cada um, e até saber que fez cada cena baseado no estilo de animação individual de cada animador. Isso pode ser visto em diversas obras que tem aquela cena que é muito diferente de todo resto do show, aquilo é um sakuga. Um exemplo disso é a infame cena da luta de Naruto contra Pain, onde Pain fica todo distorcido enquanto corre, aquilo é um sakuga, e é apenas o estilo do animador em questão.

Mais do que eu possa explica existe uma palestra em nove partes que explica bem todo processo, história e animadores famosos, vou deixar ela aqui para quem quiser saber mais.

Também existem canais no youtube e MADs em gerais dedicados totalmente a mostrar diferentes sakugas por toda história dos animes, vou deixar dois bem legais aqui mas colocando *sakuga* nas ferramentas de busca já deve ser o bastante para achar vários. Canal 1 Canal 2

Provavelmente por ai existem explicações mais a fundo para quem quiser saber mais, fiz esse post apenas para a introdução do conceito para aqueles que não sabem sobre. Bem, por agora é isso, aproveitem o maravilhoso mundo da animação.

Update: Aqui está um arquivo de vários sakugas por ai http://sakuga.yshi.org/ só digitar a série que quer ver e já era

Anúncios