Now and Then, Here and There, um dos melhores animes já feito?

htnh5

Now and Then, Here and There (NT,HT) é uma obra original feita em 1999 pelo studio AIC, ele tem a direção de Akitaro Daichi e o script de Hideyuki Kurata. O anime tem um total de 13 episódios.

NT,HT foi um anime que passei várias vezes na frente ao longo da minha vida animistica, sempre a imagem com um garoto empunhando um pedaço de pau e protegendo uma garota de cabelo azul, mas nunca fui atrás de ver o que era, isso mudou recentemente, e valeu a pena esperar, pois não creio que teria apreciado tanto se visto antigamente.

NH,HT E uma desconstrução do gênero de *enviado para outro mundo*, aqui ele pega um garoto como qualquer protagonista shounen, com bom espírito e hiperativo e o taca em um mundo que vai testar ate onde seu otimismo o levara.

htnh4

O garoto em questão é Shu, que na volta de seu treino de kendo encontra uma garota misteriosa e logo varias pessoas vem procurando ela, e ele acaba sendo envolvido ao tentar proteger ela. Logo ele é transportado para um mundo deserto e duro,  onde água é uma preciosidade, e como isso não fosse o bastante, ele e transportado no pior lugar possível, Hellywood, uma nave comandada por um tirano louco, e é ali onde vai viver os piores infernos de sua vida.

Como dito, Shu e seu típico protagonista, seu Naruto de sempre, bom espírito, com palavras de incentivo, indo proteger qualquer pessoa sem nem pensar duas vezes. E tudo isso é testado ao extremo, Shu sofre abusos físicos em quase todos os episódios da serie, ele E torturado, espancado, toma tiros é forcado a comer lixo e muito mais, mas apesar de tudo isso ele continua firme e forte. Um ponto na serie que fez Shu crescer como personagem é a primeira vez que ele chora, mesmo depois de ser feito de gato e sapato, ele continua firme e forte, mas quando desafiado a ver se sua moralidade e realmente certa, ele desmorona.

A outra personagem que tem um foco significativo é a pilha errada Sara. Sara foi raptada quando confundida com Lala Ru, a garota que Shu salvou no começo. Sara se encontra com Shu quando acabam na mesma cela de prisão no começo da serie, onde ele a encoraja a ficar calma e que vai dar tudo bem.

E então, ela começa a ser estuprada pelos guardas de Hellywood quase que diariamente.

htnh3

Vamos abrir uma nota aqui, estupro em obras narrativas é algo que pode ser usado de diversas formas, para o background de uma personagem, para desenvolvimento, para puro fetichismo, entre outras, e isso pode ser feito de forma boa ou não, mas ainda e uma ferramenta que pode ser usada, e deve quando for necessário. Digo isso porque já vi pessoas comentarem que é um assunto que nunca deveria ser usado.  Sim é um assunto complicado, mais para algumas pessoas do que outras. Isso é tudo entendível, mas pedir o não uso é besteira. Aqui tem um vídeo bem legal sobre o assunto, falando sobre matar X estuprar no caso dos games.

Com tudo isso dito, o que acontece com Sara e provavelmente um dos melhores exemplos do tema sendo bem usado. Ele e feito sobre o contexto do mundo, para o desenvolvimento dela como personagem, não eleva o homem ou é feito para o desenvolvimento da personagem principal, como feito em WolfGuy. E tudo que acontece tem acontecimentos futuros, mostrando que não foi algo apenas por ter um momento de choque. Sara provavelmente é uma das partes mais interessantes da serie, e com varias das melhores cenas. E ai tem um bom exemplo de estupro como narrativa bem feito, para aqueles que o querem saber.

htnh2

E para finalizar as personagens principais, temos a MacGuffin da historia Lala Ru, ela e sua típica Rei, sem nenhuma expressão ou sentimento, um ponto que deixa ela interessante e o fato dela saber que e um MacGuffin e achar isso uma bosta. Fora isso não e uma personagem que tem muito desenvolvimento, tirando o big one, que é um spoiler bem grande, então vou deixar de lado.

Tirando os outros punhados de personagem que até teria o que falar, mas estaria estendendo demais, temos o grande vilão, Hamdo. Grande e vilão são duas coisas que não falam muito sobre ele, visto que ele e patético, louco e um simples verme, o que é interessante sobre ele é o não contado, porque fica implícito que ele já uma vez foi um grande conquistador, mas o medo e a loucura foram o afetando cada vez mais, até apenas uma casca do seu antigo ser ficou. Isso fica muito visível pelos olhos de sua comandante Abelia, que e mostra uma fidelidade acima do normal, mas vai ficando com os olhos cada vez mais tristes.

Um dos grandes temas da obra é o uso militar de crianças, onde elas são tiradas de suas vilas e usadas como armas, alguns dos personagens secundários têm o papel de mostrar mais esse tema, onde eles continuam lutando com a promessa que assim que a guerra acabar, eles irão poder voltar para suas casas.

htnh7

A mensagem que a obra passa é bem positiva, junto a todo resto negativo. “Continue vivendo, não importa quanta coisa ruim aconteça, enquanto estiver vivo, algo bom poderá acontecer.” Palavras do próprio Shu, que chegam a o morder na bunda uma vez, mas continua fiel a elas.

No final, Now and Then, Here and There é um dos melhores animes já feito? Eu diria sim, mesmo não indo tão longe quando poderia ir, depois de já ter ido longe. O final, apesar de longe de ruim, acabou sendo o esperado, e não algo que desse um tapa na cara. Mesmo assim o sentimento que ele tem ressonância com todo o resto da obra, então realmente não da para dizer que é ruim.

NT,HT é algo que recomendo muito para todos, mas principalmente para quem quer algo instigante e diferente, que não se vê tanto pela mídia animada, com certeza é algo que não se arrependerão de ver, gostando ou não.

Anúncios