Evoland – Uma carta de amor à outra época

wallpaper-4-Evoland-1280x1024

Evoland é um jogo que foi lançado essa quarta dia 4 para PC. Ele foi feito pelo estúdio Frances Shiro Games, que usaram de base um jogo com o mesmo nome e conceito que tinham feito para uma competição.

Ele é um jogo com o tema de evolução, mais precisamente dos jogos de aventura e RPG. Ele começa como jogo de aventura como os primeiros Zelda e vai evoluindo, colocando Final Fantasy no meio, depois jogos de aventura em 3D e até dungeon crawlers como Diablo, basicamente um tributo a todos esses jogos.

E evolução vai sendo dada em baús achados ao longo da jornada, e que não demoram muito para ficar mudando de estilo, fazendo o jogo sempre parecer fresco. Isso só falha um pouco na parte de andar pelo mundo, onde combates aleatórios por turno são demasiados, sim, era algo daquela época, mas nunca deixou de ser chato, e poderia ser trocado por outro estilo.

Ele também tem bastante comedia referencial a games e “cultura nerd” em geral, alguns são fazem dar uma risadinha, outro chegam a serem constrangedores de ruim, mas nunca chega a ser algo que tire a experiência da obra.

O jogo também e um pouco curto, coisa de 6-7 horas, e acaba não usando suas mecânicas ao máximo  Poucas vezes ele conseguiu brilhar com o seu uso de mecânicas varias e alteração entre as mesmas. A frase que descreveria bem ele é: Um diamante bruto.

É algo que pede por patchs ou uma sequencia, onde consigam usar ao máximo todas as ideias que o jogo tinha à oferecer.

aogai

A coisa mais fantástica foi um retro pessoal. Quando se fala de “jogo retro” sempre é pensando coisas como 8-bit ou 16-bit, o que não está errado, mas e jogos do começo da era 3D, lembrando o Nintendo 64, Playstation 1 e DreamCast? Esse não existem, e aqui isso existe. Ver pré-render backgrounds foi algo que conseguiu colocar um sorriso no meu rosto.

O “classic” do jogo, aquele que foi usado para o concurso pode ser jogado de graça nesse LINK, ele é ainda mais bruto que essa versão, mas da para ter uma ideia das coisas. Essa versão está disponível no GoG  por 9 dólares e no Steam por 15 reais, um preço até que aceitável.

Evoland não tem cutscenes, controles elaborados (se usa as setas e espaço só), não tem história complexa e um gameplay sem foco. Mas mesmo assim é algo que deve ser jogado, principalmente por aqueles que gostam dos tipos de jogo que ele representa.

Ele é apenas um fanservice de nostalgia? Talvez, mas também mostra que não se deve jogar fora aqueles tempos, e sim aprender com eles e evoluir. 

Anúncios