Zettai Karen Children

Zettai_Karen_Children_v01.zip-zecchilu-01-000

E se os X-men fossem moe?

Zettai Karen Children (ZKC) é um manga que está em publicação desde 2003 e conta atualmente com 31 volumes. Ele é da autoria de Takashi Shiina, do aclamado Ghost Sweeper Mikami.

Espers vem se tornando cada vez mais comuns nos dias de hoje, e para classifica-los foi criado uma nivelação, de 1 a 7. Aqueles que são de nível 7 são considerados tesouros de seu pais e ameaça para os outros. O Japão tem três nível 7, o único problema, elas são garotas de 10 anos.

Zettai_Karen_Children_v01.zip-zecchilu-01-053

Eu sei que você deve estar virando seus olhos para essa sinopse, mas espere!

A grande sacada desse inicio é que elas não precisam ficar mais forte, mas sim aprender a usar seus poderes, e mais importante ainda, ter responsabilidade sobre eles.E ai que entra Minamoto, o guardião das garotas. Ele é meio que o verdadeiro protagonista da obra, alem de cuidar delas, e ainda fazer seu trabalho, ele é informado por um golfinho psíquico do futuro que está por vir. Dentro de 10 anos, os espers e os normais vão entrar em uma guerra em escala mundial, e no centro dessa guerra, uma das garotas que ele cuida se tornou a líder dos espers, e ele a matara.

Esse é um twist que acontece no primeiro volume, que já muda tudo, ele coloca um mistério de como isso acontecer e já estabelece um dos temas da obra: a luta contra o destino. Grande parte dos casos que acontecem, são sobre prevenir que algo aconteça, e Minamoto está sempre desesperado para que isso seja possível, para que possa ter esperança em mudar o futuro que viu.

1

O porquê o manga ser bom pode ser dividido em quatro pequenos pontos:

Provavelmente o mais importante é o formato. Um manga ele pode ser divido em quatro tipos de formato (generalizando as fuck, e fazendo algumas regras próprias). O primeiro é o formato episódico, onde cada capítulo é uma “aventura” diferente, normalmente aparece em mangas de comedia como Sket Dance ou Gintama. O Segundo são arcos, quando alguns capítulos se juntam para contar algo maior, ZKC se encaixa aqui. O terceiro são sagas – Grandes aventuras – battle shounens apresentam isso bem “Torneio Chuunin”, “CP9” e por ai vai. E por ultimo quando o manga é mais fechado, ele contra uma história no seu todo, coisas como Hoshi no Samidare ou Solanin.

Então ZKC é tem seu formato em arcos, o que isso beneficia ele? O formato de acros da à capacidade em focar em diversos personagens por vez. Cada um tendo seu arco para ele, assim, mesmo os personagens não importante podem ter seu “tempo de tela”. Isso também da variedade as histórias, podendo ter um arco sério seguido de um de comedia que logo é seguido por um de romance, assim nunca cansando.

Junto com isso vem o fato de a maioria capítulo começar com duas 4komas, que podem usar elas tanto para piadinhas como para mostrar outros personagens menos importantes ou que não fazem mais parte da trama, alguns personagens acabam ficando quase que exclusivos de 4komas.

01

Outro ponto importante é a progressão natural do tempo e personagens.  O tempo limite para que o futuro seja realizado é 10 anos, no manga já se passaram quatro para cinco anos mais ou menos. E esse tempo vai se passando lentamente, fazendo as personagens irem crescendo.

Isso é ajudado por um bom cast de personagens, de várias facções que tem no mundo da obra. Ela são B.A.B.E.L – onde os protagonistas fazem parte – uma organização que deseja que os espers e os normais possam conviver. P.A.N.D.R.A, uma organização que deseja que o futuro dos espers (basicamente Xavier e Magneto não?). Normal People, essa nem aparece muito, mas são pessoas que veem espers como monstros. E Phantom, organização que usa espers como armas, fazendo lavagem cerebral neles e sempre jogando sujo.

Cada uma das organizações (menos a normal) tem uma gama de personagens, e todos eles são bem trabalhados e tem seus arcos próprios, mais de um muitas vezes.

[IMP]Zettai_Karen_Children_310_02-03

Para completar, a obra trabalha com várias linha de tempo, uma na segunda guerra mundial, onde os espers começaram a ser usados como armas de guerra. A do presente e a do futuro que está para vir. E todas elas estão conectadas por outras linhas a não ser a do próprio tempo.

Zettai Karen Children é um ótimo manga com uma leitura bem leve e que não cansa, com uma variedade de personagens e um plot com bastante mistério para querer descobrir o que vai acontecer, fica a recomendação.

Anúncios