Grenadier
E objetivos em battle shounens.
Em uma história linear ter um objetivo é uma grande vantagem, não necessário, mas uma grande vantagem. Entretanto, a falta de um objetivo pode levar a uma situação em que diminui ou tira qualquer profundidade de uma personagem.
Vamos pegar o exemplo do Ichigo de Bleach. Ichigo é um personagem sem nenhum objetivo em todas as partes da obra. Tudo que ele faz, é em resposta ao que alguém faz com ele ou com alguém, na maioria das vezes salvar uma donzela em perigo. Ou seja, Bleach tem basicamente a mesma história que Mario. E é exatamente isso, Ichigo é o Mario, um personagem sem personalidade que serve como um arruma tudo para qualquer tipo de acontecimento.
Isso ainda serve para falar do resto das personagens de Bleach, Estão todos esperando que algo ruim aconteça para poderem ir responder. A única personagem com algum tipo de objetivo é o Aizen, mas mesmo isso é mal aproveitado, com explicação sobre o porquê, passada apenas por cima.
||
Grenadier é um manga de sete volumes feito por Sosuke Kaise, única de suas obras a conseguir alguma fama. Ele teve uma adaptação para anime com 12 episódios feito em 2004.
A história segue Rushuna, uma pistoleira peituda em busca de sua terra natal; Kojima, um samurai que quer se tornar o melhor do mundo e Mikan, uma mestra dos balões que quer… Ser a loli do grupo?
A aventura deles é chegar à capital do país para conseguir respostas e no caminho enfrentar o Juttensen, usuários de armas especiais e desvendar uma grande conspiração que pode destruir o país.
Como podem ver é um enredo que facilmente leva a diversos tipos de luta, e isso ele é com louvor. As lutas desse manga são dinâmicas e engenhosas, sempre tentando as fazer de um novo jeito sem precisar ficar recorrendo a poderes novos. Eles existem é claro, mas em pouquíssimas vezes. Ele é um daqueles mangas com armas e poderes bem malucos, mas que dão uma explicação cientifica totalmente plausível, o que sempre da um contraste interessante.
O ponto negativo fica a cargo da falta de exploração de personagens secundários e vilões. Dos Juttensen (que são 10 pessoas) apenas metade deles que ações relevantes, os outros apenas aparecendo para dar um ataque ou outro e logo serem vencidos. O Big Bad também deixa a desejar, ele é um mascarado poderoso que quando a identidade é revelada, ela não é nada interessante. Bem como aconteceu recentemente com certo manga.
Se tudo que você quer algo pequeno, com muita ação de Gun Kata; bastante comedia e com algumas roupas bem sugestivas Grenadier é mais do que perfeito para isso.
Aqui estão algumas cenas inteiras para poder despertar o interesse: 01 02 03 04
E o goku no dragon ball Z? Ou melhor, o goku na saga do Piccolo? Apesar da red ribbon etc, ele tem um objetivo, depois, ser o mais forte pode atééééé ser algo, mas ainda assim:
Piccolo quer destruir a terra, goku quer se vingar do kuririn depois tem que impedir, mesmo treinando por 3 anos para tal.
Raditz sequestra gohan – goku morre no processo.
Sayajins – ele tem que salvar o mundo para não destruirem.
A saga freeza é questionável, enquanto ela tenta resgatar a formula antiga da série, o goku só está la pra salvar o pessoal e dar surra, até mesmo o conceito de ssj foi algo meio que o toriyama jogou na lata assim.
Androides – Salvar o mundo de alguém que tomará um ato pra destruir
Cell – Mesma coisa
Majin Boo – Mesma coisa.
Quantos caps é essa série? Me deu uma vontade de ver.
Mas o Goku também é um personagem super simples, mas diferente do Ichigo ele é um pouco mais carismático. O principal da primeira saga é a Bulma, que força o Gokuzinho a ir com ela, e depois ele decide ficar forte, mas não para algum motivo, ele quer ficar forte e é isso.
O manga tem 7 volumes, é uma leitura bem rápida.
Hmm… Vou tentar ler então XD
Gostei do seu ponto sobre a Bulma.